segunda-feira, 23 de maio de 2011


Dizem que o que é verdadeiro permanece, pois é com o passar dos dias que eu vou confirmando essa frase e vejo o quanto algumas pessoas jamais saíram de dentro do meu peito.

Saudade... Eu pensei que a saudade existisse apenas pra nos lembrar dos momentos bons, de pessoas que passaram pela nossa vida e que fizeram parte da nossa felicidade, mas hoje me bateu tanta, tanta saudade. Saudade de olhar alguém nos olhos e ganhar o sorriso mais sincero do mundo, saudade de ter alguém pra você abraçar e ficar em silêncio até que fique tudo bem. Saudade de ligar apenas pra desabafar, saudades de todas as manhãs, saudades de tudo que se foi feito junto. Saudade do melhor amigo que eu já tive comigo... E dói, dói tanto ver a pessoa por quem você se dedicou e faltar chão, ficar sem reação e apenas sentir saudade. Eu nunca entendi o que o Esteban queria dizer com “se algum dia encontrar você e eu não chamar teu nome é porque eu não sei viver sem você”, mas hoje eu entendi o quanto é ruim uma pessoa deixar você, e você ter que chamá-la sem ela te ouvir, ou fingir que não ouviu. É ruim você caminhar sem a pessoa que sempre te fez enxergar o caminho. Machuca você tocar o rosto da pessoa com seus lábios, e ela te retribuir com ingratidão, indiferença. A saudade machuca muito, e a vontade de gritar pedindo pra voltar? E a vontade de me ajoelhar e implorar, me humilhar por um pouco de compaixão? E a vontade de me desculpar pelo que eu não fiz só pra ter um pouco de atenção? E o amor que tá guardado aqui dentro e que sempre vai ser teu, e que sempre eu vou guardar sabendo que ninguém nunca ocupará o seu lugar?

Com o passar do tempo a gente vai entendendo o que os clichês realmente querem dizer. “Saudades de alguém que nem sabe que eu sinto saudades”, “saudades é um dos sentimentos mais urgentes”, “saudades fazem as coisas pararem no tempo”, e tantas outras frases que são tão verdadeiras... E hoje, eu entendi que a gente pode se esquecer das pessoas com o tempo, mas o que é verdadeiro tá sempre dentro do coração. Podemos ter esquecido ontem, mas hoje o sentimento é cada vez mais puro e sincero. Quando o amor e/ou a amizade é verdadeiro, o coração dá um sinal, e o meu hoje resolveu dá um sinal e transbordou pelos meus olhos. Olhar alguém que você tanto abraçou, sentiu o perfume de longe e ver que não passa de um desconhecido dói mais do que bater um dedo na mesinha da sala, dói mais do que ralar os joelhos numa queda de bicicleta. A saudade dói latejando, ela é desesperada, e ninguém vai ter piedade de nós. Dizem que a saudade é para nos dizer que o passado valeu a pena, e como valeu.

Saudade, saudade, saudade.

Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

“A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.

“Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.

“Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

“Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela.

E por fim, a saudade dói, dói muito, mas devemos seguir em frente, mesmo sem o ar que nos falta para respirar, mesmo sentindo sua garganta latejando, mesmo que não seja fácil caminhar sozinho. O sentimento verdadeiro jamais morrerá dentro de nós, se foi e não voltou a vida trará alguém para seguir teus passos. Se, quem sabe, por ironia do destino tiver ocorrido algum desentendido ou mesmo um mal entendido, quem sabe o mundo não coloca você perto de quem se ama. Se for verdadeiro, um dia volta.

Eu me lembro quando você chegou uma vez na minha casa, eu ouvindo Red Hot Chili Peppers, e você disse: “Você tá bem?” Eu “Sim, porque?” “Porque você sempre ouve Red Hot quando tá mal e quer se animar”.

Há dor que mata a pessoa sem dó nem piedade. Porém não há dor que doa como a dor de uma saudade.

Nenhum comentário: